COMITEC - “Análise sobre o Cenário Brasileiro no Âmbito do Comércio Exterior”

Assessor especial da CAMEX palestrou durante o COMITEC

João Augusto Baptista Neto, assessor especial e chefe da Assessoria de Regulação e Negociação da CAMEX, economista e mestre em Direito Internacional pela Universidade de Berna, proferiu palestra durante o último COMITEC, realizado em 20 de setembro, na sede do SINDICOMIS/ACTC.

Após sua apresentação, ele ficou à disposição para, em audiências privativas, receber os associados que desejassem discutir assuntos relacionados às suas atividades e que podiam ser melhor encaminhados ou resolvidos a partir das suas orientações técnicas.

A palestra durou cerca de três horas. João Augusto detalhou a estrutura da CAMEX, seus Grupos de Trabalho e Conselhos e diversas outras informações altamente relevantes. Entre elas, estavam o fato de a CAMEX trabalhar para reduzir a 1.000 as atuais 1.400 resoluções; o racionamento da documentação do transporte marítimo; a integração do Portal Único com o programa Porto sem Papel; as taxas ilegais que o órgão onde atua trabalha para extinguir (como a TUF, por exemplo); a integração dos fluxos de comércio de carga; a inspeção não-invasiva de contêineres; os benefícios que virão com a política de facilitação do comércio externo; e o seguro de crédito às exportações.

João Augusto também mostrou-se altamente favorável ao objetivo que a ACTC tem em passar a ser um órgão autorizado para a emissão de Certificados de Origem.

Image title

Entre em contato